sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012!

O PH deseja para o Ano Novo que os tempos de crise (crise que é sobretudo a queda de um mundo velho baseado em anti-valores que negaram o Ser Humano por muito tempo) sejam uma oportunidade para as pessoas e os povos passarem da violência para a não-violência, do ressentimento para a reconciliação. Para que encontrem a verdadeira sabedoria no interior da sua consciência e a verdadeira bondade no interior do seu coração.

Para tal, deixamos aqui o caminho para a Reconciliação deixado por Silo, através de um excerto das palavras que partilhou em Punta de Vacas, 2007:

"Se é certo que procuramos a reconciliação sincera connosco mesmos e com aqueles que nos magoaram intensamente, é porque queremos uma transformação profunda da nossa vida. Uma transformação que nos tire do ressentimento em que, em suma, ninguém se reconcilia com ninguém e nem sequer consigo mesmo. Quando chegamos a compreender que no nosso interior não habita um inimigo, mas sim um ser cheio de esperanças e de fracassos, um ser em que vemos, numa curta sucessão de imagens, momentos belos de plenitude e momentos de frustração e ressentimento. Quando chegamos a compreender que o nosso inimigo é um ser que também viveu com esperanças e fracassos, um ser em que houve belos momentos de plenitude e momentos de frustração e ressentimento, estaremos a pôr um olhar humanizador sobre a pele da monstruosidade.
Este caminho para a reconciliação não surge espontaneamente, do mesmo modo que não surge espontaneamente o caminho para a não-violência. Porque ambos requerem uma grande compreensão e a formação de uma repugnância física em relação à violência.
(...)
Reconciliar não é esquecer nem perdoar, é reconhecer tudo o que aconteceu e é propor-se sair do círculo do ressentimento. É passear o olhar, reconhecendo os erros em si mesmo e nos outros. Reconciliar em si mesmo é propor-se não passar pelo mesmo caminho duas vezes, mas sim dispor-se a reparar duplamente os danos produzidos."

Para todos, Paz, Força e Alegria!

Partido Humanista
NÃO HÁ FALSAS PORTAS PARA ACABAR COM A VIOLÊNCIA

Sem comentários:

Enviar um comentário