25.06.2011 - 10:12 Por PÚBLICO
Nova Iorque teve ontem uma noite de festa, após a aprovação durante a tarde (madrugada em Lisboa) pelo Senado estadual da lei que reconhece o direito ao casamento homossexual, por 33 votos contra 29, após anos de falhanço nesta câmara-alta.
A lei, muito alterada pelos senadores republicanos nos últimos dias, prevê um certo número de excepções de natureza religiosa e deve ser aprovada na sua nova versão nas próximas horas pela Assembleia, de maioria democrata, e promulgada pelo governador Andrew Cuomo, que esteve na origem do projecto.
Além dos democratas, votaram a favor desta lei também quatro senadores republicanos, que permitiram assim a sua aprovação, conta o diário espanhol El País no seu site.
Os casamentos homossexuais já eram permitidos nos estados de Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont, bem como no distrito de Columbia (o pequeno território onde está a capital do país).
Andrew Cuomo entrou na sala do Senado após a votação, onde foi recebido com aplausos, relata a agência AFP. Houve explosões de alegria nos bairros de forte concentração de população homossexual, como Greenwich Village, na parte oeste de Manhattan, onde a partir do início da noite se reuniram dezenas de militantes.
Os primeiros casamentos homossexuais no estado de Nova Iorque deverão começar a realizar-se dentro de algumas semanas.
Sem comentários:
Enviar um comentário